domingo, 8 de março de 2015

FIFA 15 - Saiba como usar as táticas personalizadas

A personalização de táticas no FIFA é um recurso muito importante mas que grande parte dos jogadores não dão a devida importância. Saber escolher uma tática personalizada para seu time é fundamental para a busca de uma vitória. Elas definem a maneira como os jogadores agem no campo e as consequências para cada jogada.


Matérias relacionadas:



Vamos explicar o que ocorre a cada alteração feita no guia de personalização, lembrando que nós vamos nos basear no vídeo liberado pela EA esta semana. Primeiramente você deverá saber qual é o seu estilo de jogo: você tem o costume de jogar na correria ou com jogadores mais lentos mas que sabem tocar bem a bola? Isso fará toda a diferença para você definir o seu time.

Para editar as táticas você deverá ir até o gerenciamento de time, ir até "Táticas" e escolher entre as opções Padrão do time, Contra-Ataque, Pressão Total, Posse de Bola, Lançamentos ou crie a sua totalmente personalizada. Após isso selecione o botão correspondente a opção "Editar Táticas" e aparecerá as opções para mudar cada item que iremos citar abaixo. Lembre-se que você poderá mudar essas táticas ao decorrer do jogo pressionando para baixo (analógico ou direcional, dependendo das configurações do controle) e selecionando a opção dentre as citadas acima.


O primeiro submenu que aparece é "Chegada" com as opções de velocidade, passes e posicionamento. Ela define como o seu time joga com a bola nos pés na defesa e no meio-campo.

  • Velocidade: rapidez de chegada ao ataque. 0 a 33 - Lenta; 34 a 67 - Equilibrada; 68 a 100 - Rápida
  • Passes: distância dos passes e ajuda dos companheiros de equipe. 0 a 33 - Curtos; 34 a 67 - Alternados; 68 a 100 - Longos
  • Posicionamento: liberdade de movimento do time na defesa e no meio-campo - Forma livre (jogadores trocam de posição facilmente) ou organizada.

No segundo submenu aparece a opção "Criação de Oportunidades" com as opções de estilo dos passes, cruzamentos, finalizações e posicionamento. Ela define como o seu time joga com a bola no ataque.
  • Estilo dos passes: define o risco corrido ao passar a bola e as corridas de apoio. 0 a 33 - Seguro; 34 a 67 - Normal; 68 a 100 - Arriscado.
  • Cruzamentos: frequência de cruzamentos para a área. 0 a 33 - Poucos; 34 a 67 - Normal; 68 a 100 - Muitos.
  • Finalizações: define a frequência. 0 a 33 - Poucas; 34 a 67 - Normal; 68 a 100 - Muitas.
  • Posicionamento: liberdade de movimento do time no ataque - Forma livre (jogadores trocam de posição facilmente) ou organizada.

No terceiro e último submenu aparece a opção "Defesa" com as opções de pressão, agressividade, amplitude do time e linha defensiva. Ela define como o seu time joga na defesa, como o próprio nome já diz.
  • Pressão: define em que lugar do campo o time começa a pressionar o adversário. 0 a 33 - Recuada; 34 a 67 - Média; 68 a 100 - Avançada.
  • Agressividade: afeta como o time dá combate a um adversário com a bola. 0 a 33 - Contida; 34 a 67 - Pressão; 68 a 100 - Em Dupla.
  • Amplitude do time: define a marcação do time nas laterais. 0 a 33 - Fechada; 34 a 67 - Normal; 68 a 100 - Aberta.
  • Linha defensiva: afeta o posicionamento e a estratégia de defesa. Cobertura (jogadores ajudam a cobrir a posição de outro jogador em casos de necessidade) e Linha de Impedimento (jogadores fazem uma linha para aumentar as chances de impedimento do adversário).

Para ilustrar o tutorial acima temos o vídeo da EA liberado que mostra rapidamente o que cada opção faz numa partida. Assista:

Comente com o Facebook:

15 comentários :

  1. Parabéns pela matéria. Achei interessantíssimo a opção INSTRUÇÕES. É uma opção muito boa para organizar o time em campo conforme sua postura individual no jogo, tive a oportunidade de conversar com um dos desenvolvedores desta tática no jogo e prometeu muito mais para o 16. Meus Parabéns pelo Blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. cara me responde ai porfavor, no meu fifa n tem a opção instruçoes ;-;

      Excluir
  2. Amigos, como faz pra ativar essas táticas durante o jogo. Eu crio a minha tática, mas na hora do jogo não consigo selecionar essas táticas ,so aparece aquelas padrão do jogo (contra ataque;pressão alta etc...)

    ResponderExcluir
  3. Quando vc modifica as táticas personalizadas, automaticamente já está ativado.

    ResponderExcluir
  4. Gente meu fifa não tem essa opção instruções. Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  5. No meu não aparece essa opção instruções... Alguém pode me ajudar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vai em Esquemas, após isso aperte quadrado (PlayStation) ou X (Xbox)

      Excluir
    2. Vai em Esquemas, após isso aperte quadrado (PlayStation) ou X (Xbox)

      Excluir
  6. https://www.youtube.com/watch?v=zWk0RydNMis

    ResponderExcluir
  7. pq minha tatica de jogo some na hr da partida, zera tudo as tatica,

    ResponderExcluir
  8. Cara uma coisa tenho ps3 no meu fifa 15 nao aparece esse negocio ai de estruçoes do time ja olei vidios e nao consegui tentei bota no meu ultimate team nao achei me ajuda porfavor agurdo

    ResponderExcluir
  9. Pessoal, estou com um problema, ja mexi nas táticas, táticas personalizadas e minha zaga n está configurada p linha de impedimento.Entao, o qd o time adversário ataca e o jogador vem driblando, as vzs meus defensores abandonam a zaga, e partem p frente, do nada, aí o cara vai e faz o gol. Tem como melhorar isso? Jogo on line.

    ResponderExcluir

Deixe seu comentário!